domingo, 29 de maio de 2022
Uso do RFID nas bibliotecas públicas do Brasil
É notório que o sistema RFID tem alguns benefícios. E para observar isso foi feito um estudo no desempenho do uso desse sistema nas bibliotecas públicas.
Para alguns autores o sistema RFID é uma tecnologia muito importante por fazer diversos serviços ao mesmo tempo, o que acaba substituindo o serviço braçal.
Esse vasto sistema permite que as bibliotecas tenham um melhor desempenho na hora de se submeter a alguns trabalhos, onde o uso do sistema acaba também influenciando o uso dos leitores que estão utilizando aquele sistema.
Esse artigo utilizado como base para o meu estudo mostrou como que esse sistema é bom e pode servir de base para fazer mudanças tecnológicas na hora de servir um ambiente que tenha qualidade e que esteja dentro dos parâmetros tecnológicos.
A implementação desse serviço tem um susto elevado, mas é importante para todos que queiram dar mais agilidade nos processos lentos e as vezes com erros das pessoas.
fonte: Clique aqui para ver como foi feita toda a pesquisa.
RFID: vantagens e desvantagens
Observando todo o desenvolvimento tecnológico é importante frisar que sempre irá ter as vantagens e as desvantagens. Onde se frisa as vantagens e desvantagens do uso do sistema RFIF pelas bibliotecas.
O sistema RFID é muito importante em alguns aspectos para as bibliotecas, mas ele deixa a desejar quando se observa com um olhar mais aguçado e que tenha um senso crítico.
Vantagens do uso do RFID:
• Maior confiabilidade: permite ao usuário assegurar-se de que o sistema vai funcionar nos mais diversos ambientes.
• Durabilidade: por utilizarem as etiquetas, é um material que tem uma vida útil longa.
• Reduz ou elimina erros humanos: permite ao utilizador ficar seguro de alguns erros que podem ser cometidos pelas pessoas.
• Alta velocidade: todas as informações são disponibilizadas de forma rápida e segura.
• Facilidade de leitura: não necessita do campo visual para serem lidas.
• Rastreabilidade: permite que você faça o rastreio do dispositivo.
• Armazenamento: uma etiqueta pode armazenar um conjunto todo ou só aquele livro.
Desvantagens do uso do RFID:
• Custo elevado: o custo da fabricação do RFID é muito alto, por isso que muitas bibliotecas optam por utilizar o código de barras.
• Dificuldade de padronização: não conseguem estabelecer um padrão de utilização do RFID.
• Interferência por metais: os campos magnéticos dos metais podem causara alguma interferência na hora da leitura das etiquetas.
• Privacidade: todos os serviços do RFID são monitorados, o que as vezes acaba tirando a privacidade dos utilizadores.
fonte: Clique aqui para saber mais sobre o assunto.
sexta-feira, 27 de maio de 2022
Vantagens e desvantagem do Kindle
Sabemos que o Kindle é uma das ferramentas de leitura mais utilizada pelo mundo e com o passar dos anos segundo pesquisas será ainda mais utilizada, porém, nem todo mundo acha vantajoso obtê-lo, com isso, irei mostrar algumas vantagens e desvantagens do Kindle. Por exemplo.
Vantagens:
Desvantagens:
Fontes: Entre leituras. Clique aqui para saber mais.
Canal Canatech. Clique aqui para saber mais.
quinta-feira, 26 de maio de 2022
O que são periódicos online?
Fonte: Doity. Clique aqui para mais informações.Canal bolsas e estudos. Clique aqui para mais informações.
domingo, 15 de maio de 2022
Melhores Apps e dispositivos para leitura digital
1. Kindle
Desenvolvido pela Amazon, leva até os leitores um grande número de livros disponíveis. Onde você pode comprar os livros em forma de e-book, disponíveis na forma do Kindle físico e o aplicativo Kindle.2. Kobo
Desenvolvido pela empresa Kobo inc, onde disponibiliza aos leitores comprar, pesquisar, baixar os livros disponíveis. Disponivel nos sistemas IOS e Android. 3. LEVDesenvolvido pela SARAIVA, onde permite ao leitor um armazenamento maior de livros, e prometeu bater de frente com as outras empresas.
fontes: Tecnoblog. Clique aqui para saber mais sobre.
Wikipedia. Clique aqui para saber mais.
Serviços de Informação – E-readers, Tablets – Apps para Leitura Digital Interativa
A forma com que as pessoas foram tendo várias opções de leituras, fez crescer no mercado o uso de E-readers, de tablets com o uso de apps para leitura digital. Isso também impactou diretamente a biblioteca física, onde com a facilidade de ler através dos apps de leitura os livros físicos ficam como opções para algumas pessoas.
A biblioteca digital é um meio muito importante por juntar todo o público-alvo através da internet. E os E-readers são uma ótima alternativa para as pessoas que não podem ir até a biblioteca física para fazer o empréstimo dos livros.
Os E-readers e tablets se diferenciam em seus aspectos físicos, onde o E-reader ele só serve para ler livros, revistas e quadrinhos de forma digital. Os tablets eles podem ser utilizados de diversas formas, onde você consegue ler um livro digital ou te dar a opção de áudiobooks, dentre outras coisas.
Os apps para leitura digital interativa são utilizados por diversas pessoas por ser uma forma mais fácil de se utilizar, e também por ser uma forma mais econômica de leitura. Onde ele dá a opção ao leitor ler off-line ou on-line, disponíveis nos sistemas IOS e Android.
Porém, temos que relatar sobre preços, onde muitas pessoas não tem dinheiro para poder comprar um E-reader, o que acaba impactando seriamente essa evolução tecnológica, onde pra muitas pessoas é uma alternativa barata para leitura, e por muitas vezes não engloba as necessidades de uma comunidade ao todo.
fontes: Techtudo. Leia mais sobre os apps de leituras digitais aqui.Canal Du Outro Mundo. Clique aqui para conhecer o canal.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Atualmente no mundo digital existem diversas plataformas essenciais que agilizam o trabalho do bibliotecário, hoje iremos falar um pouco sob...
-
Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resulta...