domingo, 24 de abril de 2022
Sistema RFID e seus benefícios nas bibliotecas
Ao longo do desenvolvimento tecnológico as bibliotecas passaram e ainda passam por diversas mudanças, tanto no aspecto físico como na parte tecnológica. Dentre essas várias mudanças, o que se destaca é o sistema RFID, onde o intuito é trazer melhorias e mais qualidade na parte de entregar ao leitor um serviço que seja prático e rápido.
Destacando esses benefícios, o mais importante de se ver é a rapidez e a eficiência com que se faz o empréstimo e a devolução através dos microchips instalados nas folhas de cada livro. O material instalado nas folhas dos livros não traz nenhum risco para a integridade do livro, onde o microchip fica imperceptível nas folhas. Assim, ajuda também na hora de fazer a identificação de livros em grandes quantidades.
No Brasil algumas bibliotecas tem o autoatendimento feito por RFID, pois para ser implantado é necessário recursos e também fazer a avaliação do local onde vai ser instalado. Observa-se que, a biblioteca tem que ter estrutura suficiente para poder instalar os equipamentos, onde as vezes muitas delas tem um acervo muito grande e acabam ficando “lotadas”, assim, fazendo com que a instalação não ocorra por vários motivos.
A plataforma BRAPCI disponibiliza alguns artigos que mostram como é feito o controle de informações através do sistema RFID. Nesse artigo citado do CHEN, R. C.; TAVARES, J. J. Z. S.; SILVA, J. R. Sgb: sistema de gestão e controle da informação para bibliotecas com rfid. mostra como tudo é planejado para aplicar o RFID no meio informacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Atualmente no mundo digital existem diversas plataformas essenciais que agilizam o trabalho do bibliotecário, hoje iremos falar um pouco sob...
-
Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resulta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário