A experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias
O princípio básico dos serviços de descoberta é fornecer um índice único de metadados previamente coletados, que permitem uma busca unificada, substituindo a busca federada, ou seja, a busca em cada uma das bases provedoras de conteúdos, utilizada até então. Hospedados local ou remotamente, disponibilizam uma variedade de informações que podem incluir os diferentes tipos de conteúdo licenciado, conteúdo local e o próprio catálogo da biblioteca, tudo combinado num índice único.
As tecnologias de descoberta em rede a partir de índices unificados oferecem grande potencial para simplificar a busca e a recuperação da informação no meio acadêmico e torná-la mais efetiva. Entretanto, como em todas as soluções tecnológicas, muitos detalhes precisam ser entendidos e ajustados. As formas como esses recursos estão sendo implementados têm implicações tanto para as bibliotecas como para os usuários.
As bibliotecas universitárias, segundo Luther e Kelly (2011), estão frente ao desafio de oferecer aos usuários recursos com a simplicidade do Google, que é o que a nova geração de usuários espera. Ao mesmo tempo em que oferecem mecanismos de busca na rica coleção de material impresso e digital que possui, que é o que o usuário precisa para atender às demandas acadêmicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário