segunda-feira, 27 de junho de 2022

Aplicativos para incentivar hábitos de leitura - Kindle

 

Atualmente o mundo tão evoluído tecnologicamente traz diversas formas de incentivar o hábito a leitura, tendo em vista que a maioria dos livros são digitais, o famoso e-book. E-book é um livro eletrônico. Ele é distribuído sob a forma de arquivo eletrônico para ser acessado em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura. O kindle pode ser comercializado ou oferecido gratuitamente.
O mais conhecido mundialmente é o leitor de livros digitais da Amazon. Ao comprar um livro na opção Kindle, você estará comprando um e-book. Esse e-book poderá ser lido pelo aparelho Kindle ou pelo aplicativo Kindle, disponível para celulares e tablets. 



Fontes: Tecnoblog. Leia mais sobre Kindle aqui.
Canal L Tech. Clique aqui para conhecer o canal.



Características do Sistema RFID

Um sistema de RFID é composto, basicamente, de uma antena, um transceptor, que faz a leitura do sinal e transfere a informação para um dispositivo leitor, e também um transponde ou etiqueta de RF (rádio frequência), que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida. É a capacidade de transmissão e armazenamento de um grande número de informações. Contudo, esse é um dos principais fatores que pode deixar o sistema vulnerável em relação à segurança e à privacidade. Dessa forma, busca-se por um sistema à prova de interceptações, garantindo a autenticidade dos usuários, a privacidade das mensagens e a integridade dos dados



Clique aqui para mais informações

Acesso aberto - Conceito e Benefícios

O Acesso Aberto refere-se à disponibilidade e acesso gratuito por qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas. O acesso aberto pode ser aplicado a todos os tipos de publicações científicas, com e sem revisão por pares, incluindo artigos científicos, documentos de conferência, teses, capítulo de livros,e monografias.
Benefícios do Acesso Aberto:
- Aumenta a visibilidade dos resultados de pesquisa, proporcionando acesso a um público mais amplo que, de outra forma, não teria acesso.
-Maximiza o potencial de colaboração internacional das atividades de pesquisa.
-Aumenta o potencial de citação, pois expande o acesso a descobertas de pesquisas revisadas por pares.
Vias para alcançar o Acesso Aberto:
VIA VERDE - O artigo é publicado em qualquer revista. O autor retém os direitos autorais e tem permissão para colocar cópias do artigo em um repositório ou em seu próprio site.
VIA DIAMANTE - O autor publica o artigo em uma revista de Acesso Aberto e esse periódico não cobra taxas de autor.
VIA HÍBRIDA - as revistas fornecem apenas acesso aberto para alguns artigos individuais para os quais os autores pagaram uma taxa de publicação.
clique aqui para saber mais.

Serviços de Descoberta em rede - a experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias

A experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias


  O princípio básico dos serviços de descoberta é fornecer um índice único de metadados previamente      coletados, que permitem uma busca unificada, substituindo a busca federada, ou seja, a busca em cada uma das  bases provedoras de conteúdos,  utilizada até então.  Hospedados local ou remotamente, disponibilizam  uma variedade de informações que podem incluir  os diferentes tipos de conteúdo licenciado, conteúdo local e o próprio catálogo da biblioteca, tudo combinado num índice único.  

As tecnologias de descoberta em rede a partir de índices unificados oferecem grande potencial  para simplificar a busca e a recuperação da informação no meio acadêmico e torná-la mais efetiva. Entretanto, como em todas as soluções tecnológicas, muitos detalhes precisam ser entendidos e ajustados. As formas como esses recursos estão sendo implementados têm implicações tanto para as bibliotecas como para os usuários. 

As bibliotecas universitárias, segundo Luther e Kelly (2011), estão frente ao desafio de oferecer aos usuários recursos com a simplicidade do Google, que é o que a nova geração de usuários espera. Ao mesmo tempo em que oferecem mecanismos de busca na rica coleção de material impresso e digital que possui, que é o que o usuário precisa para atender às demandas acadêmicas.



https://www.researchgate.net/publication/288179764_Servicos_de_descoberta_em_rede_a_experiencia_do_modelo_Google_para_os_usuarios_de_bibliotecas_universitarias


Softwares para gerenciamento de bibliotecas

O Biblivre Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.
Para utilizar o OpenBiblio, basta digitar a URL em seu navegador web para ter acesso a página de login do sistema e fornecer seus dados de identificação no formulário: seu nome de usuário e senha.
O Sistema PHL é uma plataforma virtual especialmente desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações. Um Sistema moderno que pode ser operada a partir de equipamentos móveis como celulares e tablets, ou qualquer outro tipo de equipamento que possua conexão com a internet.
O Evergreen é um software de automação de bibliotecas escalonável, que auxilia os clientes da biblioteca a encontrar os materiais da biblioteca e ajuda as bibliotecas a gerenciar, catalogar e distribuir esses materiais. A dificuldade encontrada ao utilizar o Evergreen é que está tudo em inglês
O Gnuteca é o Programa para Bibliotecas Escolares, Universitárias, Culturais, Saúde, atendendo também acervos não Bibliográficos.
O Koha é um software livre de código aberto como um sistema integrado de gestão de biblioteca, criado pela Biblioteca Horowhenua Library Trust da Nova Zelândia e atualmente mantido por uma grande comunidade internacional
O PMB é, dentre os softwares de automação de bibliotecas que não exigem muito do servidor, o mais completo. É uma boa alternativa para pequenos acervos, sejam acervos pessoais ou pequenas bibliotecas de instituições. – Baseado na WEB. Gerenciamento pode ser feito em qualquer micro
O sistema ABCD consiste numa plataforma multiusuário com os módulos de administração de bases, empréstimo, etiquetas e pesquisa integrados para gerenciar e organizar dados, onde é possível criar bases de livros, revistas, artigos, documentos, entre outros.
Clique aqui para saber mais.

Vantagens da biblioteca digital

A incorporação de recursos digitais no ambiente educacional acompanha os interesses da nova geração de estudantes e abre portas para novas possibilidades de aprendizado.
Algumas das vantagens que uma biblioteca digital pode trazer para a sua instituição de ensino superior são:
Sem espaço físico - A biblioteca convencional precisa de um espaço físico para disposição do acervo, que por consequência inclui despesas com a estrutura, a manutenção dos livros e a contratação de uma equipe especializada. Já na biblioteca digital, todo o acervo é disposto virtualmente, sem ocupar nenhum espaço e com capacidade maior para armazenar um volume de conteúdo.
Facilidade na consulta ao acervo - O estudante pode consultar as bibliografias disponíveis no acervo digital a qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter conexão com a internet no computador, tablet ou smartphone.
Acesso simultâneo sem filas - Na biblioteca convencional, é necessário esperar pela devolução do livro em mídia física para ter acesso ao conteúdo. Alguns títulos mais populares geram filas de espera mesmo tendo vários exemplares em acervo. Já na biblioteca virtual, os estudantes ficam livres para acessar simultaneamente os mesmos conteúdos, sem ter filas de espera e ainda entrega ao aluno o conteúdo que ele precisa, no momento em que ele procura.
Economia na manutenção - Além do corte de despesas relacionadas à estrutura e equipe, a biblioteca digital torna a manutenção da bibliografia bem mais econômica. Sendo em mídia digital, os livros não podem ser extraviados e nem danificados pelo manuseio, reduzindo custos de reposição e restauração do acervo. Com o acesso simultâneo, também acaba a necessidade de investimento em vários exemplares de um mesmo título.
Clique aqui para saber mais.

O que são repositórios institucionais?

Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software. 

A disponibilização da informação acadêmica e científica na web tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo um dos motivos para essa ampliação o uso dos portais de revistas científicas e de repositórios institucionais pelas instituições de ensino superior. Considerando estes ambientes digitais como relevantes para a visibilidade institucional, para o processo de comunicação científica e a ciência aberta, torna-se essencial investir em estudos de acesso e visualização da informação, com foco na qualidade de interfaces de fácil navegabilidade pelos usuários reais e potenciais.



https://www.unifesp.br/campus/gua/acesso-aberto/repositorios-institucionais


Opções gratuitas para baixar e-books

                                         Projeto Gutenberg ( Project Gutenberg.)
O Projeto Gutenberg foi Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público. O Projeto Gutenberg possui mais de 60.000 títulos para download gratuito. Os livros estão disponíveis para download em vários formatos, incluindo ePub, Kindle, texto simples, PDF e muito mais.
Smashwords
O Smashwords é um site atualmente com mais de 400.000 e-books de mais de 100.000 autores e editoras, nele há mais de 70.000 títulos gratuitos disponíveis, quase todos os gêneros populares estão, incluindo fantasia, ficção científica, mistério e etc. 


              Biblioteca Digital Internacional Infantil (International Children’s Digital Library)
A maioria das bibliotecas dos e-books online que são gratuitas atende a adultos, porém, existem também opções de download para crianças . A Biblioteca Digital Internacional Infantil possui mais de 4400 títulos disponíveis, as histórias disponíveis são todas digitalizadas online, assim, podendo ser lidas por meio do próprio leitor padrão do site e os livros é descoberto por meio de linguagem, forma, cor,  gênero, personagem e formato, assim, facilitando e agilizando para os pais descobrirem mais rápido algo que seus filhos vão gostar.


                                                               Archive.org
O Archive.org  é um site para conteúdo histórico, também abriga todos os tipos de e-books gratuitos. Desde ficção e histórico a livros acadêmicos e infantis, todos disponíveis na plataforma. O catálogo de livros conta com mais títulos do que a maioria das outras bibliotecas de e-books gratuitas. 


                                                        Amazon Kindle Store 
Mesmo que amazon deseje que seus clientes comprem os livros, ela oferece e-books gratuitos em seu site. Tem a seção Top 100 Gratuitos, que geralmente inclui romance, mistério, ficção e títulos infantis. Os e-books estão  todos disponíveis no formato Kindle, assim, você precisa de um leitor ou do aplicativo kindle no seu celular ou desktop.





Periódicos científicos eletrônicos


Segundo a norma NBR 6023/2002, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, um periódico científico é definido como “tipo de publicação seriada, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário, etc. editada em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado."

Os periódicos eletrônicos originaram-se das newsletters e das redes de conferências eletrônicas há cerca de 30 anos. A primeira concepção de um periódico eletrônico ocorreu ainda na década de 70, por Sondak e Schwartz, que propunham o fornecimento de arquivos que pudessem ser lidos por computadores para as bibliotecas e através de microfichas para assinantes individuais (LANCASTER, 1995).
Clique aqui para saber mais.


https://brapci.inf.br/index.php/res/v/91095 

Sistemas para gerenciamento de bibliotecas

 

A evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas tem sua trajetória pautada pelo surgimento e disponibilização de novas tecnologias, que permitem que os sistemas sejam modernizados, visando atender as necessidades técnicas e informacionais contemporâneas das bibliotecas e de seus usuários internos e finais. 

Rowley (2002)  estabeleceu um enquadramento dos sistemas de informatização de bibliotecas em quatro gerações, que permeiam avanços tecnológicos, conforme segue: 

A primeira geração se caracterizava por sistemas com foco na catalogação e na circulação. Desenvolvidos com linguagem, sistema operacional e sistema de gerenciamento de banco de dados proprietários, os sistemas rodavam em plataformas de equipamentos específicas. O uso dos sistemas se dava através de comandos, sem nenhuma facilidade de interface; 

Na segunda geração, os fabricantes passaram a preocupar-se com a interligação de módulos, mas as interfaces ainda eram rudimentares e a utilização dos sistemas dependia de menus. Apareceram as primeiras possibilidades de exportação e importação de registros, porém restritas a sistemas específicos. As estruturas das bases de dados ainda eram proprietárias;

 A terceira geração de sistemas para gerenciamento de bibliotecas disponibilizou relatórios padronizados e a opção para a biblioteca definir aqueles de seu interesse, conforme as necessidades dos gestores. A utilização de cores, janelas, ícones e menus, tornou a interface gráfica e mais amigável. Os sistemas passaram a rodar em várias plataformas, tornando-se mais portáteis e não restritos a um fornecedor. Gradativamente passaram a adotar padrões de comunicação que garantiam a interconexão com outros sistemas; 

Na quarta geração, a importação e exportação de registros passou a ser totalmente integrada e facilitada, a arquitetura cliente-servidor permitiu o acesso a outros servidores da internet e os usuários finais podiam consultar os catálogos a partir de múltiplas mídias. Observa-se a utilização de linguagens orientadas a objetos e a disponibilidade de sistemas para o ambiente Windows. Surgem os catálogos on-line (em inglês, Online Public Access Catalog - OPAC, com grande avanço na qualidade da interface. Há possibilidade de adequação das características gráficas da interface, de oferecer diversas opções de buscas, de exibir os registros em diferentes formatos e de dar acesso a diferentes subconjuntos de registros da base dados. 



domingo, 12 de junho de 2022

Vantagens de ler no Kobo

Existem diversos motivos para você utilizar leitores de e–book. E nesse post eu irei mostrar quais são as vantagens de utilizar o kobo como leitor digital. O kobo ele bate de frente com o kindle, por também ofertar serviços digitais dentro de dispositivos eletrônicos. Que são serviços compactados e por diversas vezes são gratuitos dentro dessas plataformas.
Vantagens de utilizar o Kobo:
Um mundo de possibilidades: dá ao leitor possibilidades de ele utilizar e-books gratuitos para ofertados pelo Kobo.
E-books gratuitos em português e inglês.
Marcador de páginas.
Catalogo repleto de recomendações personalizadas.
fonte: Clique aqui para ler mais.

O uso de e-readers dentro das bibliotecas

 


As bibliotecas estão se modernizando e se adaptando as novas tecnologias. Observamos isso quando elas adotam o uso de e-readers, pois os pedidos de livros em formato de e-books são muitos.
Assim, os bibliotecários acham que o uso desses equipamentos dentro das bibliotecas podem trazer melhorias, mas não são vistos como equipamentos de inclusão. E assim depois de adquirirem esses equipamentos as bibliotecas tem que irem buscar os e-books para disponibilizarem nesses dispositivos, o que as vezes fica inviável por não ser tão barato.
Um dispositivo de leitura ele tem um armazenamento grande, e seria uma boa escolha para as bibliotecas por disponibilizarem a pessoas de baixa renda livros de forma fácil e gratuita.
Esses dispositivos são uma boa escolha na hora de incluírem pessoas de locais pobres que não podem ter acesso aos livros físicos, o que já é visto em algumas bibliotecas pelo mundo.
Serviços desse tipo facilitam a disponibilização de arquivos dos acervos, pois são uma ótima escolha na hora de enviar arquivos no formato de e-book.
fonte: Clique aqui para saber mais sobre esses recursos nas bibliotecas.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Bibliotecas Digitais - Openbiblio

Atualmente no mundo digital existem diversas plataformas essenciais que agilizam o trabalho do bibliotecário, hoje iremos falar um pouco sobre a OpenBiblio, que ajuda diariamente o gerenciamento de bibliotecas e descomplica o trabalho administrativo do bibliotecário. Trazendo uma melhor administração, realização de relatórios, cadastro e circulação. 

O site oficial do Openbiblio8 (2010) informa que este é um sistema de automação de biblioteca software fácil de usar, escrito em PHP, contendo OPAC, circulação, catalogação e funcionalidades de administração de pessoal. Por sua vez, o site do OpenBiblio na sua versão brasileira, o OpenBiblio-BR9 (2010), informa que o software tem sua codificação aberta, escrito em linguagem PHP, e utilizando como banco de dados o MySQL, ambos desenvolvidos para serem usados em plataforma Linux, mas sendo flexíveis para serem usados em outras plataformas.


Fontes utilizadas nessa pesquisa:

Minha Biblioteca.com. clique aqui para mais informações.
Artigo científico com o tema: O SISTEMA DE AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS OpenBIBLIO APLICADO À DISCIPLINA AUTOMAÇÃO EM BIBLIOTECAS. clique aqui para maiores informações 

terça-feira, 7 de junho de 2022

O que são Bibliotecas Digitais?

Atualmente os meios digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, e não se diferencia das bibliotecas. As ferramentas nas bibliotecas digitais são um meio facilitador de informação. Existem diversas ferramentas que trabalham em conjunto com o bibliotecário, onde acaba facilitando a vida do usuário.
A biblioteca digital é um espaço onde a tecnologia prevalece. Onde permitem que usuários distantes consigam utilizar todos esses equipamentos através da internet.
fonte: Clique aqui para saber mais.

domingo, 29 de maio de 2022

Uso do RFID nas bibliotecas públicas do Brasil

É notório que o sistema RFID tem alguns benefícios. E para observar isso foi feito um estudo no desempenho do uso desse sistema nas bibliotecas públicas.
Para alguns autores o sistema RFID é uma tecnologia muito importante por fazer diversos serviços ao mesmo tempo, o que acaba substituindo o serviço braçal.
Esse vasto sistema permite que as bibliotecas tenham um melhor desempenho na hora de se submeter a alguns trabalhos, onde o uso do sistema acaba também influenciando o uso dos leitores que estão utilizando aquele sistema.
Esse artigo utilizado como base para o meu estudo mostrou como que esse sistema é bom e pode servir de base para fazer mudanças tecnológicas na hora de servir um ambiente que tenha qualidade e que esteja dentro dos parâmetros tecnológicos.
A implementação desse serviço tem um susto elevado, mas é importante para todos que queiram dar mais agilidade nos processos lentos e as vezes com erros das pessoas.
fonte: Clique aqui para ver como foi feita toda a pesquisa.

RFID: vantagens e desvantagens

Observando todo o desenvolvimento tecnológico é importante frisar que sempre irá ter as vantagens e as desvantagens. Onde se frisa as vantagens e desvantagens do uso do sistema RFIF pelas bibliotecas.
O sistema RFID é muito importante em alguns aspectos para as bibliotecas, mas ele deixa a desejar quando se observa com um olhar mais aguçado e que tenha um senso crítico.
Vantagens do uso do RFID:
• Maior confiabilidade: permite ao usuário assegurar-se de que o sistema vai funcionar nos mais diversos ambientes.
• Durabilidade: por utilizarem as etiquetas, é um material que tem uma vida útil longa.
• Reduz ou elimina erros humanos: permite ao utilizador ficar seguro de alguns erros que podem ser cometidos pelas pessoas.
• Alta velocidade: todas as informações são disponibilizadas de forma rápida e segura.
• Facilidade de leitura: não necessita do campo visual para serem lidas.
• Rastreabilidade: permite que você faça o rastreio do dispositivo.
• Armazenamento: uma etiqueta pode armazenar um conjunto todo ou só aquele livro.
Desvantagens do uso do RFID:
• Custo elevado: o custo da fabricação do RFID é muito alto, por isso que muitas bibliotecas optam por utilizar o código de barras.
• Dificuldade de padronização: não conseguem estabelecer um padrão de utilização do RFID.
• Interferência por metais: os campos magnéticos dos metais podem causara alguma interferência na hora da leitura das etiquetas.
• Privacidade: todos os serviços do RFID são monitorados, o que as vezes acaba tirando a privacidade dos utilizadores.
fonte: Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Vantagens e desvantagem do Kindle

 





Sabemos que o Kindle é uma das ferramentas de leitura mais utilizada pelo mundo e com o passar dos anos segundo pesquisas será ainda mais utilizada, porém, nem todo mundo acha vantajoso obtê-lo, com isso, irei mostrar algumas vantagens e desvantagens do Kindle. Por exemplo. 

Vantagens

  • Os livros para Kindle são consideravelmente mais baratos, sendo possível encontrar mesmo muitos livros gratuitos.Pode ter sempre consigo milhares de livros: é possível armazenar entre 1400 a 3000 livros no seu Kindle, o que equivale a 2GB ou 4GB de memória, dependendo dos modelos.
  • Poderá adicionar anotações ao seu livro sem o danificar.

  • Desvantagens:

  • Só pode comprar livros na Amazon.
  • Não pode emprestar os livros a ninguém, a não ser claro, que empreste o seu Kindle.
  • Ainda não existem muitos livros em português para o Kindle e os que existem não são novidades.
  • É necessário fazer o investimento inicial da compra do Kindle e os modelos mais recentes já têm um preço considerável. Em média, só irá ver o seu investimento rentável a partir do 10º livro, o que torna estes gadgets mais indicados para pessoas que têm um forte hábito de leitura.



  • Fontes: Entre leituras. Clique aqui para saber mais.
    Canal Canatech. Clique aqui para saber mais. 


    quinta-feira, 26 de maio de 2022

    O que são periódicos online?



    Ao passar dos anos, temos observados que nem só os livros são nossa primeira fonte de pesquisa, só que com o avanço tecnológico a maneira de acessa-los mudou. Com isso, hoje é possível ler livros na palma da mão e o avanço tecnológico.
    Com isso, consultar livros, artigos e, principalmente, publicações estrangeiras, ficou muito mais fácil. Mas onde encontrar esses materiais? É aí que entra em cena os periódicos online, que são publicações eletrônicas, e como o próprio nome sugere, têm edições periódicas que podem variar entre anual, semestral, quadrimestral e trimestral.
    Nelas são publicados artigos, resumos, resenhas, entre outros, tudo escrito por pesquisadores, professores, alunos e cientistas. 


    Fonte: Doity. Clique aqui para mais informações.
    Canal bolsas e estudos. Clique aqui para mais informações.


    domingo, 15 de maio de 2022

    Melhores Apps e dispositivos para leitura digital

    1. Kindle
    Desenvolvido pela Amazon, leva até os leitores um grande número de livros disponíveis. Onde você pode comprar os livros em forma de e-book, disponíveis na forma do Kindle físico e o aplicativo Kindle.
    2. Kobo
    Desenvolvido pela empresa Kobo inc, onde disponibiliza aos leitores comprar, pesquisar, baixar os livros disponíveis. Disponivel nos sistemas IOS e Android. 
    3. LEV
    Desenvolvido pela SARAIVA, onde permite ao leitor um armazenamento maior de livros, e prometeu bater de frente com as outras empresas.




    fontes: Tecnoblog. Clique aqui para saber mais sobre. 
    Wikipedia. Clique aqui para saber mais. 
    Canaltech. Clique aqui para saber mais.Canal Coluna 2. Clique aqui para saber mais.

    Serviços de Informação – E-readers, Tablets – Apps para Leitura Digital Interativa

    A forma com que as pessoas foram tendo várias opções de leituras, fez crescer no mercado o uso de E-readers, de tablets com o uso de apps para leitura digital. Isso também impactou diretamente a biblioteca física, onde com a facilidade de ler através dos apps de leitura os livros físicos ficam como opções para algumas pessoas.
    A biblioteca digital é um meio muito importante por juntar todo o público-alvo através da internet. E os E-readers são uma ótima alternativa para as pessoas que não podem ir até a biblioteca física para fazer o empréstimo dos livros.
    Os E-readers e tablets se diferenciam em seus aspectos físicos, onde o E-reader ele só serve para ler livros, revistas e quadrinhos de forma digital. Os tablets eles podem ser utilizados de diversas formas, onde você consegue ler um livro digital ou te dar a opção de áudiobooks, dentre outras coisas.
    Os apps para leitura digital interativa são utilizados por diversas pessoas por ser uma forma mais fácil de se utilizar, e também por ser uma forma mais econômica de leitura. Onde ele dá a opção ao leitor ler off-line ou on-line, disponíveis nos sistemas IOS e Android.
    Porém, temos que relatar sobre preços, onde muitas pessoas não tem dinheiro para poder comprar um E-reader, o que acaba impactando seriamente essa evolução tecnológica, onde pra muitas pessoas é uma alternativa barata para leitura, e por muitas vezes não engloba as necessidades de uma comunidade ao todo. 
    fontes: Techtudo. Leia mais sobre os apps de leituras digitais aqui.
    Canal Du Outro Mundo. Clique aqui para conhecer o canal.

     

    sábado, 30 de abril de 2022

    Regras para o empréstimo e autoempréstimo na biblioteca da UFU

    Grandes desenvolvimentos tecnológicos são observados hoje em dia pela sociedade, nas bibliotecas não se diferencia. Desde o momento que a biblioteca passa por toda aquela estruturação tecnológica é importante que se pontue os benefícios que isso levou para todas as pessoas.
    Observando tudo isso, as bibliotecas tiveram que adotar normas e regras para que se utilizem esse tipo de equipamento. É importante dar todo o apoio as bibliotecas nacionais que está dentro dessa evolução tecnológica. A biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia dispõe de algumas regras para fazer o empréstimo.
    Regras:
    1. Estar matriculado na Universidade Federal de Uberlândia;
    2. Abrir um cadastro e utilizar a identidade acadêmica institucional (documento pessoal).
    Modalidades:
    1. Empréstimo domiciliar;
    2. Empréstimos especiais.
    Prazos:
    1. O usuário pode pegar em até 7 dias livros, CDs, DVDs, VHS, dentre outras coisas.
    Multas:
    1. Empréstimo convencional: tempo de atraso e de empréstimo por R$1,00;
    2. Empréstimo por hora: hora de atraso e item por R$1,00.
    É necessário que o usuário cuide do item e que entregue no prazo, pois isso faz com que mais pessoas tenha acesso a aquele material.


    Fonte: Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia. Clique aqui para saber mais sobre como funciona a biblioteca.

    Sistema de empréstimos e autoempréstimos

    É do nosso conhecimento que as bibliotecas são os meios informacionais que fazem o empréstimo de vários conteúdos importantes para os leitores. O sistema de empréstimo de uma biblioteca é bem fácil de ser utilizado pelo leitor, e também pelo bibliotecário que está fazendo o empréstimo daquilo.
    Algumas bibliotecas brasileiras contam com o serviço de autoempréstimo, pois esse serviço facilita e também agiliza na hora de fazer a devolução ou o empréstimo de alguma coisa do acervo, onde também o objetivo é facilitar a vida do bibliotecário e também do leitor que está levando aquele exemplar para casa.
    Os empréstimos eles seguem algumas normas adotadas pela biblioteca para que não ocorra nenhum imprevisto com algum livro ou algum documento importante daquele acervo. Assim, sendo divididos por algumas etapas para que você consiga pegar aquele livro emprestado. O sistema de autoempréstimo ele é se diferencia do normal porque é onde o leitor pode pegar algo na biblioteca e passar na maquina sem ter muita dor de cabeça e sem precisar da ajuda de um bibliotecário, pois é um ambiente fácil de se utilizar. 


    Fonte: Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Clique aqui para saber mais sobre a biblioteca da UFU. E a Biblioteca Central Irmão José Otão - PUCRS. Clique aqui para saber mais sobre a biblioteca.

    quarta-feira, 27 de abril de 2022

    Redes Sociais como inovação para prestação de serviços na biblioteca

    Para garantir a excelência nos serviços prestados é importante que a biblioteca inove na oferta de seus produtos e serviços. As redes sociais são consideradas a melhor opção para essa tarefa visto que une a tecnologia e a gestão do conhecimento numa mesma plataforma. Segundo Dudziak, "as melhores empresas do futuro serão aquelas nas quais todos criam e usam de forma compartilhada o conhecimento".

    O Twitter é a plataforma mais utilizada pelas empresas pois apresenta uma facilidade para divulgar promoções exclusivas e nisso ser revertida em vendas. Além disso atua levando novidades, mudanças e avisos aos usuários, dessa forma promove o acesso à informação e melhora o relacionamento com o cliente.
    Outra vantagem da rede social é funcionar como uma ferramenta de estudo de usuário. É possível conhecer mais sobre as necessidades dos usuários e avaliar como está sua satisfação para com a biblioteca.




    Biblioteca de São de Paulo notificando seus usuários sobre serviços oferecidos pela instituição Disponível em: https://twitter.com/BSPbiblioteca/status/1389308967382360064?s=20&t=AZSQbsmSxmWAtGch4OHmlg

    Visite: Perfil Oficial da Biblioteca de São Paulo



    domingo, 24 de abril de 2022

    Sistema RFID e seus benefícios nas bibliotecas

    Ao longo do desenvolvimento tecnológico as bibliotecas passaram e ainda passam por diversas mudanças, tanto no aspecto físico como na parte tecnológica. Dentre essas várias mudanças, o que se destaca é o sistema RFID, onde o intuito é trazer melhorias e mais qualidade na parte de entregar ao leitor um serviço que seja prático e rápido.
    Destacando esses benefícios, o mais importante de se ver é a rapidez e a eficiência com que se faz o empréstimo e a devolução através dos microchips instalados nas folhas de cada livro. O material instalado nas folhas dos livros não traz nenhum risco para a integridade do livro, onde o microchip fica imperceptível nas folhas. Assim, ajuda também na hora de fazer a identificação de livros em grandes quantidades.
    No Brasil algumas bibliotecas tem o autoatendimento feito por RFID, pois para ser implantado é necessário recursos e também fazer a avaliação do local onde vai ser instalado. Observa-se que, a biblioteca tem que ter estrutura suficiente para poder instalar os equipamentos, onde as vezes muitas delas tem um acervo muito grande e acabam ficando “lotadas”, assim, fazendo com que a instalação não ocorra por vários motivos.
    A plataforma BRAPCI disponibiliza alguns artigos que mostram como é feito o controle de informações através do sistema RFID. Nesse artigo citado do CHEN, R. C.; TAVARES, J. J. Z. S.; SILVA, J. R. Sgb: sistema de gestão e controle da informação para bibliotecas com rfid. mostra como tudo é planejado para aplicar o RFID no meio informacional.

    O que é o Sistema RFID?

    A sigla RFID significa Radio Frequency Identification (identificação por radiofrequência), onde são utilizadas rádios frequências para fazer a identificação daquele livro, jornal, matéria ou algo referente a biblioteca que está sendo levado pela pessoa que vai fazer a utilização.
    Esse sistema está se tornando cada vez mais presentes nas bibliotecas, pois a sua utilização faz um trabalho mais rápido e menos árduo, onde vem sendo um sistema utilizado a muito tempo. No sistema RFID se dá a identificação através de uma etiqueta, que no interior dela tem um microchip e um leitor que codifica as informações, e ao final gera um recibo contendo todas as informações dos livros ou dos outros materiais que foram pegos. Sendo necessário que os bibliotecários se capacitem para que consigam utilizar esse sistema. O sistema RFID é bem complexo e interessante, pois mostra que a tecnologia já fazia parte das bibliotecas a muito tempo.

    segunda-feira, 18 de abril de 2022

    Bem-vindos ao Bibliotechinova

    É de extrema importância que a biblioteca a fim de cumprir seu papel como uma instituição de acesso à informação, acompanhe os avanços tecnológicos e consequentemente tenha seu posto no mercado de trabalho. Dessa forma, este blog possui o intuito de divulgar conteúdos referentes à inovação e tecnologia para as bibliotecas.